Ler os sinais dos tempos sempre foi um desejo do ser humano. Ser capaz de prever o futuro e a partir de tal realidade antever situações que podem e devem ser repensadas, reorganizadas e até revertidas.
Clima
Agora a natureza está nos oportunizando esse momento, a possibilidade de ler o futuro através das chuvas “excessivas”, dos calores “insuportáveis” e das catástrofes “naturais” (tudo entre aspas...). Pois, não brotaram do nada, antes são causa e consequência de um comportamento que todos sabemos como é.
Dengue
Uma doença perfeitamente controlável, ligada diretamente ao comportamento humano, que necessita de um espírito comunitário continua sendo uma alerta para o Rio Grande do Sul. Há mais de
37 mil casos confirmados no Estado, conforme indica o site da Secretaria Estadual da Saúde.
Covid
Essa pandemia, que trouxe tantos traumas, perdas irreparáveis e dores que ainda assolam nosso coração e nossa mente, segue nos rodeando e ressurge cada vez que a gente descuida de cuidados básicos, como: higiene das mãos, tossir sem proteção de antebraço ou frequentar espaços públicos sintomáticos.
Outras doenças
Outras doenças de comportamento comunitário também têm sido preocupação para os serviços de saúde, como caxumba, sarampo e rubéola, doenças que estão entre aquelas que são controladas por vacinação periódica. Essa decisão é comportamental e de responsabilidade social.
Natureza?
Novamente é importante perguntarmo-nos se é a natureza que está descontrolada ou somos nós que não conseguimos respeitar nossos próprios limites e vamos testando a natureza para ver até onde ela vai suportar. Mas, não falo apenas da natureza exterior, falo da nossa própria natureza interior...
Então
Tome água, lave as mãos pense em outros comportamentos e atitudes que a gente pode inserir nas nossas ações cotidianas para que transformemos o cenário atual em um espaço cada vez mais humanamente equilibrado, apto para uma vivência harmônica e muito sonhos e olhar para o futuro.
Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp